FARDO DE FENO (TIFTON 85)
A primeira característica a ser observada dos fardos de feno é a umidade do material, não podendo existir umidade excessiva, sendo desejável sua conformidade e um aspecto seco e firme.
Em suas características visuais, deve-se levar em conta sua coloração, sendo que a cor verde ou esverdeada revela a qualidade do material, em detrimento de cores amareladas ou marrons, que indicam problemas de excesso de horas ao sol e falta de qualidade. A maciez ao tato mostra que a forrageira foi cortada ainda jovem, sendo que quanto mais nova a planta, maior a qualidade obtida, já que há uma maior presença de folhas em relação às hastes ou caules. Essa maior proporção de folhas, por sua vez, proporciona uma maior qualidade nutricional, oferecendo maior digestibilidade e concentração de proteína.
A presença do odor característico do feno é um indício de que ocorreu um processo adequado de desidratação e também qualidade no que se refere ao seu armazenamento.
Vantagens para o consumidor:
- É de fácil manuseio;
- Facilidade de transportar;
- Ideal para pequenos criadores.
ETAPAS DA PRODUÇÃO
A colheita no momento certo, a secagem rápida e uniforme da forrageira, e o seu recolhimento com a umidade adequada, são condições fundamentais para a produção de feno de boa qualidade.
CORTE
O momento ideal para o corte é aquele em que a forrageira apresenta uma elevada concentração de nutrientes, além de um bom rendimento de forragem. Isso ocorre geralmente ainda no estágio vegetativo, quando é maior a proporção de folhas, a porção mais nutritiva da planta. O corte consiste em separar a forragem do solo, ou seja, cortar a forrageira para que ela comece seu processo de secagem.
O corte pode ser manual ou mecânico, utilizando-se diferentes tipos de equipamentos disponíveis, tais como: alfange, colhedora de forragens, ceifadora / segadora (discos, barra ou tambor), com sistema condicionador ou não.
ESPALHAMENTO
Ato de espalhar essa forrageira pelo solo para que seque de forma uniforme. Ao se cortar, indiretamente vão se formar umas leiras, e, isso ocorrendo, a planta de cima seca, mas a que está na parte de baixo, não seca. Dessa forma, utiliza-se o ancinho, que vai rodar sobre a área e espalhar o material, permitindo sua secagem uniforme.
Após isso, a cada uma ou duas horas, realizamos o revolvimento, que permite que o material mais úmido seja enviado para cima e o mais seco, para baixo. Isso garante a uniformidade do processo de secagem.
ENFARDAMENTO
Nesse processo, feito por uma enfardadora, utilizamos fardos retangulares, com 12 a 15 quilos, ou fardos redondos, pesando até 500 quilos. O enfardamento é interessante pela facilidade de manuseio e redução drástica do volume. Depois disso, existe a etapa de armazenamento, onde o feno é estocado em um local coberto com telhado, proporcionando ainda uma melhor conservação do produto.
Todo o nosso processo de fenação utiliza modernos implementos importados da Europa da Krone e Kuhn com a finalidade de manter a alta qualidade do nosso produto e otimizar o processo de fenação.