FENO
O feno é um alimento volumoso preparado mediante o corte e desidratação de plantas ceifadas e secas, geralmente gramíneas e leguminosas, este processo mantem o valor nutritivo e permite seu armazenamento por muito tempo sem se estragar. Em resumo, é o processo de desidratação que transforma a forragem verde, com 65-80% de umidade, em feno com 10 a 20% de umidade, assim a armazenagem do feno é garantida e dura muito tempo sem ocasionar nenhum dano à nutrição do animal.
A fenação é uma ótima alternativa para a alimentação de equinos, bovinos, ovinos e caprinos, principalmente em períodos mais secos e durante o inverno, pois a pastagem por si só não fornece uma alimentação farta e de qualidade aos animais. Por isso, os produtores agrícolas utilizam o feno como recurso para manter a produtividade.
Características do Feno Santa Gertrudes:
- Valores nutricionais indicativos de qualidade como maiores teores de proteína; fibras de maior digestibilidade com menores teores de lignina e maiores valores de energia digestível;
- Alta relação folha:caule, indicada por maior “maciez” quando manuseado;
- Livre de mofos, bolores e outros materiais (inços, sementes,etc.);
- Odor característico de feno;
TIFTON 85
Desenvolvida pelo departamento de agricultura dos Estados Unidos da América do Norte em cooperação com a Universidade da Geórgia, foi lançada em 1992 e é considerado o melhor hibrido de tifiton de todos os tempos, foi desenvolvido na Coastal Plain Experiment Station (USDA-University of Georgia) em Tifton, na Geórgia, em 1992 pelo Dr. Glenn Burton e foi introduzida no Brasil em 1993.
É oriundo do cruzamento entre a Tifton-68 e uma Cynodon Dactylo aparentemente vinda da África do Sul, denominada P1 290884. São perenes e bem adaptados às condições de clima tropical e subtropical, são mais produtivos e de melhor qualidade, e são mais tolerantes ao frio.
O tifton-85 é um capim mais resistente a geadas e a secas prolongadas, mantendo-se verde, o que não ocorria com o tifton-68 que não possuía rizomas.
Altamente recomendada para fenação por sua produção de massa verde, relação folhas/haste, ótima palatibilidade, digestibilidade, fibras e alto teor de proteína bruta com cortes a serem realizados a cada 4 semanas na época das chuvas. Esta gramínea é altamente recomendada para a pecuária de leite, pecuária de corte, criação de equinos, caprinos e ovinos.
Testes realizados constataram a produção 26% maior matéria seca e 11% a mais de digestibilidade além de maior suculência que a Coast Cross, que é o Cynodon spp mais cultivado no Brasil.
Com boa fertilidade de solo e manejo adequado, o Tifton 85 comumente proporcionam produção de matéria seca superior a 20 t de MS/ha/ano, com valor nutritivo que pode ser considerado bom, ao redor de 11 a 13% de PB e 58 a 65% de digestibilidade. Apresentam ainda distribuições estacionais de crescimento mais uniformes quando comparados a outros capins.