FENO PRÉ SECADO (TIFTON 85)
O feno pré secada em fardos (400 até 1.200kg) nada mais é do que enfardar forragem com maior umidade e embalar hermeticamente, com filme plástico especial, de modo a criar um ambiente (aneróbico) onde seja possível a fermentação e conservação dessa forragem.
Para a produção de feno pré-secado, devem ser levados em conta alguns fatores, como:
– Estabelecer espécies forrageiras produtivas adaptadas às condições climáticas locais e colher a forragem no estádio de desenvolvimento adequado;
– Proporcionar condições ideais ao processo de fermentação durante o armazenamento;
– Adotar, se necessário, o uso de aditivos para melhorar a conservação, sempre levando em consideração o custo final dos nutrientes na forragem armazenada;
– Adotar técnicas de manejo e equipamentos adequados de modo que sejam minimizadas as perdas durante a retirada e o fornecimento da silagem aos animais.
Vantagens para o consumidor:
- Transporta-se mais kg em pré-secado do que em kg de fardo de feno; frete proporcionalmente mais barato;
- O pré-secado pode ser deixado ao ar livre perto de onde será consumido, não precisa de local fechado e coberto que representaria um custo de armazenamento;
- Preserva melhor a qualidade e o teor nutricional da forragem.
ETAPAS DA PRODUÇÃO
A colheita no momento certo, a secagem rápida e uniforme da forrageira, e o seu recolhimento com a umidade adequada, são condições fundamentais para a produção de feno de boa qualidade.
Para a produção do feno pré secado em fardos os equipamentos e as etapas são basicamente os mesmos utilizados na produção de feno, exceto a embaladora. O momento ideal do enfardamento é quando a forragem atinge entre 40 e 60 por cento de matéria seca. O tempo de secagem varia de acordo com a umidade relativa, vento, horas de luz solar e densidade da forragem. Logo em seguida o fardo é embalado em filme plástico de qualidade, para que se inicie o processo de fermentação.
Depois de um processo de campo bem conduzido e a forragem enfardada com teores de matéria seca ideais, a compressão da forragem na enfardadora e a qualidade e quantidade de filme na embalagem são os determinantes no tempo de conservação da forragem. O tempo de armazenamento do pré secado pode ser de igual ou até superior a um ano após a produção.
Quando comparada a outras fontes de fibra para dietas, como o feno ou mesmo a ensilagem em silos trincheira ou superfície, a silagem pré secada em fardos apresenta as seguintes vantagens:
– Permite o uso de alguns equipamentos empregados no processo de fenação, o que reduz sensivelmente os custos de depreciação e amplia as opções de produção de forragem conservada;
– Possibilita o transporte e comercialização de forragens;
– Permite o uso de forragem conservada até a abertura de silos maiores;
– Quando comparado ao feno, o tempo de secagem e dos riscos de perdas no campo são menores para a silagem pré secada;
– Preserva melhor a qualidade da forragem mesmo quando colhida com níveis mais elevados de umidade;
– Facilidade de armazenamento (ao ar livre), reduzindo custos fixos na construção de silos ou galpões;
– Favorece o uso de forragens em menor quantidade nas dietas, reduzindo as perdas por deterioração da forragem no silo;